Wednesday, January 20, 2010

Feature adicionar Pagina com Webpart



Autor:André Lage
Publicação:__________
Download:Documento
(EN)TranslateLink
Contexto
Olá, passou mais 1 ano, Sharepoint 2010 está a entrar em força, muitas apresentações da Microsoft "Road to Sharepoint 2010’", mas antes de começar a fazer artigos em Sharepoint 2010, recomendo que levem com calma, o produto ainda vai levar algum tempo até ficar a 100%, até la vamos aprendendo e brevemente irei lançar um conjunto de artigos relacionados com Sharepoint 2010, enquanto isso podemos rever um pouco que existe de Base para Sharepoint.
Neste artigo quero demonstrar como podemos utilizar os ficheiros de Configuração "Elements.xml" para adicionar páginas com Webparts para os sites de Sharepoint, sem ter que realizar 1 linha de código. :) 

Configurar WebPart a importar 

Antes de criar a nossa solução podemos começar a configurar a nossa WebPart e o parametros que está irá receber.

Quando estiver configurada, podemos realizar a exportação da nossa webpart através do opção "Export" do Menu da Webpart.






Após exportar a webpart para formato "*.dwp" ou "*.webpart", podemos abrir o ficheiro no formato de Notepad,  onde podemos visualizar a estrutura da nossa Webpart e os parâmetros que esta recebe.





Configurar Solução Visual Studio 

Ficheiro de configuração da Feature com ficheiro de apoio "elements.xml" para de Configuração da Página e Webpart.  



Ficheiro Elements.xml onde se encontra definido a configuração da Página a importar para o Site de SharePoint e as propiedades da página entre ela a Webpart a adicionar. 

A propiedade "AllUsersWebPart" tem como função definir a estrutura da Webpart e a Zona a ser adicionada. 

WebPartZoneID: WebPart zone da tua página onde irá adicionar a Webpart; 
WebPartOrder: A ordem de entrada da WebPart; 
<![CDATA[ "Estrutura da Webpart", podemos copiar o conteúdo do ficheiro exportado da *.webpart, *.DWP.
 


Activação Feature 

Após instalar a solução WSP na Farm de Sharepoint e activar a solução no site de SharePoint, activando a Feature "Adicionar Webpart em Página" para copiar a página e adicionar a Webpart previamente configurada. 



A página "
ReportGeral" foi copiada para o site de Sharepoint e adicionada a Webpart com as configurações previamente definido. 





Feito, podemos configurar as nossas Webparts préviamente e realizar o Deploy num site de Sharepoint de páginas com webpart incluída, sem realizar uma Linha de Código. 
Anexo de Apoio.



Post a Comment